Quem é frequentador assíduo da praça Pedro II, deve estar sentindo muita falta do Sarau Tensão, Tesão & Criação. Infelizmente, o Sarau Tensão, Tesão & Criação ainda não voltou a ser realizado nas noites teresinenses.

Para suprir um pouco dessa carência que a pandemia tem nos causado, dia 20/10 vai ao ar o primeiro episódio da Série Poética Tensão, Tesão & Criação no canal do Yotube (https://www.youtube.com/channel/UCFwUjFdBGerLtFbL-x4JdQg) e fanpage do Tesão, Tensão & Criação no Facebook (https://www.facebook.com/tensaotesaocriacao/?locale2=pt_BR#_=_ ).

A série foi gravada no Teatro 4 de Setembro, entre os dias 11 e 13 de agosto, reúne 27 autores e autoras e conta com a direção artística de João Henrique Vieira, idealizador do sarau, e produção da Quadro Comunicação e Cultura. O projeto foi realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Prêmio Maria da Inglaterra.

Serão cinco episódios com temáticas diversas e poetas já conhecidos por nós: Chiquinho Garra, Fernanda Paz, Thiago E, João Batista, Laís Romero, Lara Matos, entre outros. Além da poesia, o projeto conta com as bases sonoras feitas pelos músicos Pedro Ben e Lucas Rolim. Para além do sarau já consagrado na cidade, a série mostra sua importância para História e Cultura do nosso estado, deixando esse registro audiovisual que ficará para posteridade . Sem esquecer, claro, do glamour do Teatro 4 de Setembro.

Ficou curioso? Pois não deixa de acompanhar os episódios e prestigiar a poesia produzida aqui no nosso estado. Além disso, dia 22/10, tem live com os autores conversando sobre a experiência no projeto, processo criativo e lógico, muita poesia.

Fotos: João Henrique Vieira e Fabrício Santos

*Dani Marques