Refúgio, a nova música da banda paulistana de hardcore melódico R4VEL, carrega em si todos os possíveis significados da palavra: é lugar de escape, proteção, asilo e retiro; é um lugar comum onde o quinteto reflete sobre o passado, amadurece e continua sua caminhada em busca de novos horizontes e mais conquistas.

O single também ganhou uma produção audiovisual, um meio termo entre videoclipe e lyric vídeo: 

A banda explica um pouco do contexto de Refúgio, com participação de amigos que passaram por perdas durante os últimos anos:

“Enxergamos a vida por uma ótica caótica e fragmentada da realidade, como num caleidoscópio, enfrentando problemas, angústias e batalhas diariamente. Essa música fala sobre pessoas que nos deixaram e de alguma forma sentimos que elas presentes, conectadas, nos guiando, como um farol”.

O lançamento do single, sucessor de Mirante (canção de 2020), também oficializa a nova grafia do nome da banda: Ravel para R4VEL.

Crédito: Dani Moreira 

O número 4, para a espiritualidade, representa estabilidade e conexão mente-corpo-espírito, algo em comum para a banda, aliás, uma continuidade natural do que a R4VEL apresentara no EP Meu Mantra, de 2018.