“Amor de antigos” é um conto de Laís Romero, publicado em junho de 2022 pela coleção Pé da Amora. A autora já tem um trabalho consolidado na poesia, agora faz a sua estreia na prosa. 

No conto, temos uma narradora, que também é personagem, contando à/ao neta/neto um amor do passado, Antenor. Laís, que é Mestra sabe construir uma narrativa sensível e capaz de despertar nossos sentidos. Impossível não sentir o “cheirinho de alfazema misturado com carro velho” que a narradora nos fala, para descrever o aroma que Antenor exala. O vocabulário, a quermesse na pracinha, o motor da Rural, tudo isso nos transporta para algum lugar do interior do Brasil, por que não do Nordeste? 

“Amor de antigos” acompanhou a caixinha de junho/2022 do clube Amora Livros. Foto: Instagram Amora Livros

Entretanto, “Amor de antigos” é história de amor não consumado. Amor que não acontece. Amor que ficou apenas nas trocas de olhares, na troca singela de uma caneta com flor de plástico que Antenor deu à protagonista. Mas não deixa de ser gostoso saber que Antenor lhe causava arrepios, que hidratava os cabelos com abacate e babosa pensando nele. O amor pode ser uma mola propulsora.  

A coleção Pé de Amora foi muito feliz em escolher Laís Romero e seu “Amor de antigos”. Ela caminha muito bem pela prosa e poesia, sem precisar provar nada. O resultado é um texto rico, coeso, redondinho e com final surpreendente.

Sobre a autora 

(Foto: Ilzy Sousa)

Laís Romero nasceu em 1986, em Teresina, Piauí e é mãe do Luís e do Júlio. É mestra em Literatura pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e especialista em Escrita e Criação pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Escreve periodicamente para O Estado do Piauí e está em fase de produção do seu primeiro romance. (Fonte: Amora Livros)

Quem quiser adquirir “Amor de antigos” é só clicar aqui.