‘Regresso’ é a nova música do cantor e compositor João Mantuano, que em 2020 lançou o elogiado disco – e indicado ao Grammy Latino – ‘Chico Chico e João Mantuano’, em parceria com Chico Chico.

Nesta nova música, mais um lançamento do selo Toca Discos, com produção de Felipe Rodarte, Mantuano mostra uma MPB folk de acordes delicados e sutileza na letra para tratar do retorno ao ofício das melodias com a flexibilização da pandemia.

Mantuano conta que a harmonia de Regresso existe desde 2010. “Foi a canção que mais demorei para terminar. Venho mudando e moldando sua letra e forma há anos, até que finalmente uma letra surgiu junto a nova melodia”.

Divulgação

‘Regresso’ é baseada em ritmos latinos, mantendo a característica de uma MPB folk. A delicadeza dos acordes se adequou às sutilezas que a letra propõe, sem perder a força nos momentos mai rigorosos.

A poesia fala sobre momentos que nos sentimos sós, como ressalta Mantuano, momentos em que tudo parece estar escuro em volta e tudo que você tem é o calor da própria alma cansada, enfrentar o mar e arriscar a vida para voltar a terra firme.

Por isso se chama “Regresso”: a pequena embarcação voltando na escuridão longínqua, solitária e calma, após ser arrastado para longe por uma tormenta.

“A volta à terra pode significar um novo sacrifício, que também pode custar sua vida. Uso essa canção, pessoalmente, para voltar ao mundo da música depois de tanta luta nesse processo pós-pandêmico”, ele reflete.